Cecan

CECAN destina 450 quilos de alimentos à UNIAP

Produtos foram arrecadados durante o Sábado Sem Câncer de Mama; campanha atendeu gratuitamente 373 mulheres pelo SUS

A UNIAP- Unidade de Apoio aos Portadores de Câncer de Piracicaba foi a entidade escolhida este ano pelo CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba para receber os 450 quilos de alimentos não perecíveis arrecadados durante o programa Sábado Sem Câncer, realizado na manhã do último dia 28 de outubro, para atendimento individualizado às 373 mulheres que atenderam ao chamamento da Instituição para prevenção, identificação precoce e tratamento do câncer de mama.

A entrega oficial dos produtos ocorreu na manhã da última quarta-feira, 13, quando o médico oncologista Fernando Medina, a administradora hospitalar Vanda Petean e a gestora administrativa Andréia Klefens receberam a coordenadora e a auxiliar administrativa da UNIAP, Mariana Camargo e Marta Milani. “Realmente uma emoção muito grande contar com este apoio, sobretudo, nesta época de festas de fim de ano e confraternizações”, consideraram.

Elas contam que a UNIAP tem uma história de 20 anos de atuação na cidade e que, hoje, está instalada na avenida Ulhoa Cintra, 110, onde recebem todo tipo de doações para conceder apoio a pacientes oncológicos de baixa renda. “Eles chegam até nós por indicações ou encaminhamentos feitos por entidades assistenciais, mas só podem receber o nosso apoio depois de passarem pela triagem do serviço social para averiguação de suas reais necessidades”, explicaram Marta e Mariana.

Segundo elas, a Unidade chega a atender até 50 pacientes/mês. “O apoio se dá em forma de cestas básicas, suplementos alimentares, medicamentos para sequência do tratamento e apoio psicológico”, explicam.

No ato da entrega dos alimentos, Fernando Medina ressaltou a importância de entidades como a UNIAP. “É incrível, e edificante, observar como um organismo tão pequeno consegue desempenhar um trabalho tão grandioso e importante a portadores de câncer em situação de risco; isso muda tudo e faz com que o tratamento da doença realmente possa se efetivar”, disse o oncologista ao justificar o apoio à UNIAP.

A administradora Vanda Petean por sua vez, ressaltou a missão da Santa Casa de Piracicaba e do CECAN, entidades que, segundo ela, se pautam pela caridade e benevolência. “Fazemos isso por meio de campanhas de conscientização e atendimento gratuito à comunidade pelo SUS, com benefícios também a entidades assistenciais que, a exemplo da UNIAP, atuam com foco nas necessidades dos mais carentes”, disse.