Cecan

CECAN registra 30% de aumento nos casos de câncer do colo de útero

Doença é causada pela infecção persistente do HPV, que tem a via sexual como principal meio de contágio

A oncologista Mary Thereza chama atenção para o sexo seguro como forma de evitar a contaminação pelo Papilomavírus Humano

O novo ano começa com ações referentes ao Janeiro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer do colo de útero, terceiro tumor maligno mais frequente e a quarta causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Em 2021, foram estimados 16.760 casos da doença no país, número que, em 2023, saltou para 17.010, mostrando que o câncer de útero está aumentando de incidência no Brasil. “Pelo menos 6.380 mulheres deverão morrer ainda este ano no país devido a este tumor”, alertou a médica oncologista Mary da Silva Thereza, diretora do CECAN-Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba, referência em oncologia para Piracicaba e região.

Ela conta que esta realidade se repete também no CECAN, onde o câncer  do colo de útero aumentou em 23% de incidência no período de 2002 a 2023. “Só nos últimos dois anos, de 2021 para 2023, o aumento foi de 30% na Unidade Oncológica, onde o tumor reponde por 9,5% de todos os casos de câncer tratados”, disse.

Segundo ela, 99% dos casos de câncer de colo do útero são causados pela infecção persistente do Papilomavírus Humano, mais conhecido como HPV. “A principal via de contágio com o HPV é a sexual, de forma que o uso de preservativo é fundamental para diminuir o risco de transmissão e infecção”, disse a oncologista.

Segundo ela, o HPV é uma IST, ou seja, uma infecção sexualmente transmissível comum, que acomete cerca de 54,6% dos jovens entre os 16 e 25 anos, podendo causar alterações nas células do colo de útero. “É imprescindível prevenir a infecção pelo vírus e evitar os casos graves”, disse Mary Thereza, lembrando que a vacina contra o HPV está inserida no calendário vacinal e é indicada para meninas e mulheres de 9 a 26 anos de idade e meninos de 9 a 14 anos.

A oncologista explica que existem mais de 200 tipos de HPVs conhecidos, sendo dois deles, o HPV nº16 e o HPV nº 18, responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo de útero; embora outros tipos também aumentem os riscos da doença em menor grau.

 

Vacina tem até 90% de proteção contra o HPV

A oncologista Mary da Silva Thereza lembra que a vacina contra o HPV foi incluída no calendário nacional de vacinação em 2014, sendo ofertada gratuitamente para meninas de 9 a 14 anos de idade, em duas doses, com intervalo de seis meses entre elas.

Ela conta que a vacina é uma das medidas mais eficazes para prevenir o câncer do colo de útero; ela é segura e eficaz e pode prevenir a infecção por HPV e o desenvolvimento de lesões pré-cancerosas, podendo chegar a mais de 90% de proteção contra os cânceres ligados ao HPV, principalmente quando tomada antes da primeira relação sexual.

“Como a proteção não é 100%, os exames preventivos devem continuar mesmo após a vacina, pois ela não trata as doenças causadas pelo HPV e já instaladas, mas pode proteger contra doenças contemplados pela vacina que ainda não tenham infectado a paciente”, explicou.

A adesão à vacinação, entretanto, ainda é baixa no Brasil. Segundo a oncologista, em 2021, apenas 60% das meninas na faixa etária dos 14 anos e 35% dos meninos estavam vacinados com as duas doses, quando o ideal seria manter essa taxa em 80%.

“A baixa adesão é explicada pela falta de informação e conscientização sobre a importância da vacina; crenças equivocadas de que a vacina estimula a promiscuidade sexual; e dificuldade de acesso à vacina devido a não oferta em todas as unidades de saúde”, avaliou a oncologista. Para aumentar a adesão, ela sugere a intensificação de campanhas, a desmistificação de crenças e garantia de que a vacina esteja disponível nas unidades de saúde.

Mary Thereza revela que cerca de 80% das mulheres sexualmente ativa entrarão em contato com o HPV ao longo da vida, sendo que pelo menos 5% delas vão desenvolver o tumor maligno em um prazo de dois a dez anos. “A maioria das infeções, entretanto, é transitória e o sistema imunológico é capaz de eliminá-la”, explica.

Ela lembra que o câncer do colo de útero apresenta como principais sintomas corrimentos, dores na região pélvica e sangramentos irregulares durante e após as relações sexuais; e que os exames de rotina devem ser feitos por mulheres a partir do início da vida sexual.

Segundo a oncologista, é possível detectar lesões pré-cancerosas durante a realização do exame preventivo Papanicolau, que deve ser realizado periodicamente, pois quando a doença é detectada no início, ela pode ser curada na maioria dos casos.