Cecan

CECAN encerra Março Lilás com alerta à prevenção do câncer do colo de útero

Oncologista orienta a prevenir a infecção pelo vírus HPV e evitar os casos graves da doença por meio de vacina já disponível na rede pública de saúde

CECAN registrou aumento de 30% nos casos de câncer do colo de útero entre os anos de 2021 e 2023

Referência em oncologia para Piracicaba e região, o CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba encerra o mês de março, Março Lilás, reforçando as medidas preventivas contra o câncer do colo de útero. “Este tipo de tumor tem aumentado muito de incidência e deverá provocar a morte de pelo menos 6.380 mulheres só neste ano, no Brasil”, alertou o médico oncologista Fernado Medina.

Ele lembra que o câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Segundo o oncologista, de 2021 para 2023, no CECAN, o câncer do colo de útero aumentou em 30% na Unidade Oncológica, onde o tumor reponde por 9,5% de todos os casos de câncer tratados. “99% dos casos são causados pela infecção persistente do Papiloma Vírus Humano, mais conhecido como HPV, que tem o ato sexual como principal via de contágio, de forma que o uso de preservativo é fundamental para diminuir o risco de transmissão e infecção”, disse o oncologista.

Medina explica que é necessário prevenir a infecção pelo vírus e evitar os casos graves por meio da vacina contra o HPV, que já está inserida no calendário vacinal e é indicada para meninas e mulheres de 9 a 26 anos de idade e meninos de 9 a 14 anos.

“Além disso, o exame preventivo (conhecido como Papanicolau), deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer”, alertou Fernando Medina para quem a prevenção é um gesto de amor à vida. “Previna-se”, orientou.