Cecan

Coelhinho da Páscoa promove integração e leva alegria ao CECAN

Ação transforma o ambiente oncológico e garante vivências inesquecíveis ao paciente em tratamento

Médicos, funcionários e pacientes em tratamento no CECAN-Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba tiveram uma manhã diferente nesta quinta-feira, 28, quando a Unidade antecipou a Páscoa, presenteando a todos com chocolates, numa iniciativa da Comissão de Eventos.
“A alegria estava estampada no semblante de cada um diante da presença do Coelhinho da Páscoa, que visitou todas as Unidades, distribuindo chocolate, beijos e sorrisos que garantiram mais alegria e descontração ao ambiente”, disse a nutricionista Pedrita Morato Scarazatti Soave, uma das organizadoras da ação.

Ela conta que, pelo segundo ano consecutivo, o personagem de Coelhinho de Páscoa ganha vida na interpretação da funcionária Patrícia de Cássia Araújo, secretária da Sala Médica do CECAN. “Ela é maravilhosa e incorpora o personagem com amor e sensibilidade, de forma que deixamos aqui todo nosso agradecimento e reconhecimento a ela”, ressaltou a nutricionista.

Para Patrícia, interpretar a Coehinha de Páscoa, assim como outros personagens na unidade oncológica, é uma grande satisfação. “Fico profundamente feliz em poder passar alegria para o paciente nesse momento difícil de sua vida. Vê-los sorrindo com leveza e felicidade me emociona; me faz feliz”, disse Patrícia.

Segundo a nutricionista Pedrita, foi emocionante acompanhar o momento e perceber o impacto que pequenos gestos podem ter na vida das pessoas por meio de experiências positivas, capazes de eternizar vivências inesquecíveis. “Alguns pacientes choraram de emoção como forma de retribuir o carinho que receberam”, disse.

Ela conta que, com a proposta de transformar o ambiente oncológico e mostrar aos pacientes o quanto eles são importantes para a equipe multiprofissional e para o mundo, o CECAN tem como proposta institucional o desenvolvimento de ações que envolvam o paciente, seus familiares e acompanhantes durante todo o ano. “Estamos sempre presentes nas principais datas comemorativas para lembrar que os momentos são importantes e devem ser vividos em plenitude como forma de manter a autoestima e estimular a recuperação”, considerou.