Cecan

CECAN participa de estudo internacional publicado no New England Journal of Medicine

Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, 8 de abril, equipe comemora resultados positivos no tratamento do câncer de mama

Equipe médica do CECAN envolvida no estudo

 

Médicos, enfermeiros, farmacêuticos, radioterapeutas, nutricionista, psicólogo e assistente social compuseram a equipe do CECAN-Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba, participantes do estudo clínico publicado recentemente no New England Journal of Medicine, um dos mais importantes veículos de publicações científicas médicas, para demonstrar os benefícios da utilização do medicamento Ribociclibe no processo de tratamento de pacientes com câncer de mama.

O estudo envolveu toda a equipe e a estrutura clínica do CECAN, demonstrando que o Ribociclibe tem um benefício significativo na sobrevida global de pacientes com câncer de mama avançado negativo, em casos de tumores com metástases ou tumores locais  sem possibilidade de cirurgia ou tratamento curativo.

 

O oncologista André Moraes, investigador principal deste estudo, lembra que, há 19 anos, o CECAN dispõe de uma Unidade de Pesquisa Clínica Aplicada a estudos com a proposta de testar e comparar novas abordagens de tratamento para pacientes com câncer. “Nesta atividade, selecionamos estudos de interesse para que possamos oferecer a oportunidade aos pacientes de acesso a estratégias promissoras ainda em desenvolvimento”, explicou.


O oncologista conta que, há cerca de quatro anos, o CECAN  deu início à sua participação no estudo para testar o Ribociclib e seus possíveis efeitos aplicados a pacientes com câncer de mama, enquadrados em grupos de alto risco, mas com doença potencialmente curável e que vinham sendo tratados de forma a aumentar as chances de cura, por meio de uma abordagem denominada tratamento adjuvante. “Por este método, pacientes elegíveis e que preenchiam os critérios foram convidadas a participar, mediante explicação detalhada do estudo, suas implicações, riscos e medidas de segurança, com total liberdade de aceitar ou não nosso convite”, disse Moraes.


Segundo ele, o estudo foi conduzido em centro de pesquisa do mundo todo, envolvendo mais de 5000 pacientes e, após análises previamente estabelecidas mediante rigoroso processo científico, os resultados comprovaram benefícios importantes para a população tratada, culminando com o estabelecimento da indicação terapêutica.

Ele conta que o resultado permite afirmar que houve benefício na redução do risco de desenvolver doença invasiva e na sobrevida livre de doença e que a Unidade Oncológica manterá o acompanhamento dos pacientes com vistas à avaliação da sobrevida global. “O êxito neste tipo de estudo funciona como propulsor para continuarmos a progredir e a trazer novas oportunidades terapêuticas aos pacientes”, considerou.

Ele classificou a publicação como extremamente relevante devido à sua importante contribuição para o desenvolvimento de novas estratégias de tratamento para os pacientes com câncer de mama. Ele revela que esta não foi a primeira publicação científica de estudos pelo CECAN, que dará continuidade às atividades de pesquisa clínica de forma a contribuir sempre para a busca incessante de progressos que resultem em melhora no tratamento dos pacientes com câncer. “Esse é nosso foco maior de interesse”, considerou.