Cecan

CECAN promove reunião clínica para debater “câncer de pulmão com mutação driver”

Pequenas moléculas inibidoras demonstraram aumento de taxa de resposta e sobrevida em pacientes com a doença

 Encontro científico acontece na última quarta-feira de cada mês

O CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba promoveu mais uma reunião científica em parceria com o Nadep- Núcleo de Apoio e Desenvolvimento de Pessoas da Santa Casa, na tarde desta quarta-feira, 29, no salão de convenções do Hospital, para estudos do “Câncer de pulmão com mutação driver – Adjuvância”.
O Encontro, que acontece na última quarta-feira de cada mês, reuniu nesta última edição o oncologista Fenando Medina, mediador do debate, o médico patologista Leandro Freitas, o cirurgião Ricardo Kalaf, o médico nuclear Pedro Arouca, a geneticista Daniela Lorencine, a oncologista Talita Coelho e o radioterapeuta Antônio Carlos Zuliane de Oliveira para debater o tema. O debate, com transmissão ao vivo pelo Zoom, contou com a participação de médicos e equipes multiprofissionais da unidade oncológica e profissionais da área.
Segundo Medina, pesquisas clínicas realizadas nos últimos anos levaram à identificação de várias mutações somáticas, que são encontradas nas células tumorais de pacientes com câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC). Avaliações moleculares mais profundas foram capazes de concluir que algumas delas poderiam ser classificadas como mutações “drivers”, ou seja, alterações com poder de desencadear o processo de tumorigênese, que é o processo de formação ou produção de tumores.
A quimioterapia foi a primeira opção de tratamento sistêmico para pacientes com CPNPC, no cenário metastático, até o descobrimento de pequenas moléculas inibidoras que demonstraram aumento de taxa de resposta e sobrevida livre de progressão, quando comparados à quimioterapia baseada em platina.