O coordenador Fernando Klefenz entre funcionários da unidade de Radioterapia
Para a equipe de Radioterapia do CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba, vivenciar a rotina assistencial dos mais de 1.200 novos casos de câncer registrados todos os anos na Unidade faz com que as datas comemorativas sejam recepcionadas de maneira especial. “Assim, os pacientes se sentem ainda mais acolhidos, abertos e receptivos ao tratamento”, disse o coordenador Fernando Keflenz.
Com esta perspectiva, ele e sua equipe se dedicaram, desta vez, a personalizar Unidade de Radioterapia com adereços juninos. “Assim que entram e visualizam o espaço todo colorido, a primeira reação do paciente é esboçar um grande sorriso e, só isso, já é o suficiente para que o dia dele possa ser melhor dali para a frente, porque o sentimento positivo se irradia por meio de sensações que geram vigor, vitalidade e bem-estar”, considerou Fernando ao agradecer de forma especial a técnica de radioterapia Louruana Cristina da Silva Rodrigues, responsável pela confecção dos adereços.
Segundo ele, lutar contra o câncer pode ser difícil para o corpo e para a alma, de forma que receber a assistência necessária em todos os seus aspectos, assim como o apoio da família, dos amigos e o carinho da equipe de saúde, pode tornar o caminho menos árduo. “Qualquer dificuldade é melhor enfrentada com a força de um sorriso, companheiro fiel para os dias mais difíceis”, disse Klefenz ao expressar a satisfação da equipe em utilizar essa proposta para compartilhar momentos especiais na vida dos pacientes. “É uma via de mão dupla; damos e recebemos e, assim, o bem se múltipla e se refaz”, expressou.