Cecan

Festa Junina promove a sociabilização de pacientes no CECAN

Um momento único, em que os sorrisos estampados nos rostos abrem espaço para a alegria e descontração em meio ao tratamento do câncer

Muita diversão, com balões, fitas e enfeites coloridos; roupas e músicas a caráter; comidas típicas; apresentação teatral com as funcionárias Patrícia Araújo e Louruana Cristina; e música raiz com a dupla Claudemir e Moisés, marcaram o dia dos pacientes em tratamento no CECAN-Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba, na última quarta-feira, 26 de junho.

A movimentação junina mobilizou médicos, funcionários e os mais de 200 pacientes que passaram pela Unidade com seus familiares e acompanhantes. No cardápio, preparado com os ingredientes adquiridos pelo CECAN e produzidos pelos próprios funcionários com apoio de alguns pacientes, foram servidos cuscuz de frango, pão com carne moída, pipoca, bolo de fubá, doces juninos e chá de fruta com gengibre, canele e cravo, abacaxi e maça.

A nutricionista Pedrita Morato Scarazatti Soave, membro da Comissão de Eventos do CECAN, conta que, além de falar sobre a importância da festa junina para a sociabilização do paciente por meio de um tema cultural que movimenta o país inteiro, a festa junina também atua de forma muito positiva com relação ao estado psicológico e o bom humor do paciente, de forma a contribuir com o processo assistencial.

Outro aspecto relevante da comemoração é o cuidado com produtos saudável do ponto de vista nutricional, servimos lanches com carne moída, cujo valor proteico é melhor que salsichas e embutidos; pipoca, que ajuda na imunidade; e cuscuz, a pedido de pacientes, que também agrega alto valor proteico.

Pedrita falou também sobre o impacto provocado por todo carinho e acolhimento envolvidos nestes momentos de alegria e descontração. “As pessoas costumam se isolar quando ficam doentes, então a sociabilização, a comunicação e o contato com outras pessoas proporciona momentos de carinho e conforto emocional, contribuindo inclusive para a própria imunidade do paciente, uma vez que quando a gente participa de momentos positivos, atraímos sentimentos e sensações também positivas”, disse.