Cecan

Arte Com Paixão completa 10 anos de voluntariado no CECAN

Equipe de Ana Savoy redesenha aréolas dos seios e sobrancelhas com micropigmentação em pacientes com câncer

O projeto Arte Com Paixão, direcionado gratuitamente pela esteticista Ana Savoy para que pacientes do CECAN-Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba tenham suas sobrancelhas e aréolas dos seios redesenhadas devido ao tratamento do câncer, completa 10 anos em outubro.

Para comemorar a parceria, no dia 16 de outubro, nos períodos da manhã e tarde, Ana Savoy e equipe vão disponibilizar 70 vagas exclusivas para pacientes do CECAN, que já podem se inscrever pelo  telefone (19) 2532.8200, em horário comercial, ou ainda diretamente na unidade oncológica. Ela alerta, porém, que depois de realizado os procedimentos, o paciente precisará aguardar 30 dias para realizar exames de ressonância magnética.

Ana Savoy conta que o projeto é uma ação social idealizada e administrada por ela desde 2012, com apoio do mentor Rafael Savoy e do diretor clínico Fernando Medina, diretor do CECAN. “Nesse projeto em especial, atendemos pessoas que estão ou passaram por tratamento de quimioterapia e perderam os pelos das sobrancelhas ou parte da mama por causa mastectomia e desejam tê-las redesenhadas, com o auxílio da tatuagem cosmética/micropigmentação”, explica

Ao justificar a iniciativa, Ana Savoy fala do desejo que sempre teve de se comunicar com o outro em algum tipo de carência gerada por situações adversas. “Eu seguro a minha mão na sua, para que juntos possamos fazer aquilo que eu não posso fazer sozinha”, disse.

Segundo o médico oncologista Fernando Medina, ao longo desses dez anos, o programa Arte Com Paixão tem transformado vidas por meio do voluntariado, o que, para ele, enaltece ainda mais a iniciativa de Ana Savoy e equipe. “Nós, que trabalhamos diuturnamente com mulheres em tratamento contra o câncer, sabemos que a manutenção da auréola mamária e das sobrancelhas é uma prática que vai além da estética, pois trazem de volta a autoestima e a confiança para pacientes que passaram por procedimentos oncológicos”, afirmou Medina ao agradecer e cumprimentar Ana Savoy pelo desprendimento e dedicação ao próximo.

O oncologista considera que o  trabalho desenvolvido por Savoy no CECAN é um exemplo de como a arte e a paixão podem se unir para proporcionar não só a recuperação física, mas também a estrutura emocional necessária àqueles que enfrentam batalhas difíceis contra o câncer.

Medina observa que a micropigmentação da auréola, em especial, é um procedimento delicado que ajuda mulheres que passaram por mastectomia e se sentiram completas novamente, reestabelecendo uma parte importante de sua identidade, o que faz deste programa parte essencial no cuidado oferecido aos pacientes do CECAN, de forma a elevar o padrão de atenção, acolhimento e assistência para que suporte vá além do tratamento médico tradicional.

 

“Por isso, o trabalho da Ana Savoy serve também como fonte de inspiração para outros profissionais de saúde e voluntários, mostrando como pequenas ações podem fazer um grande diferencial na vida das pessoas”, finalizou sinalizando a importância do cuidado integral e humanizado na área da saúde.