Cecan

Autoridades prestigiam abertura do Outubro Rosa no CECAN

Iniciativa revela compromisso com a prevenção de uma das doenças de maior incidência nas mulheres brasileiras

Fachada principal do prédio do CECAN exibe a cor rosa dedicado ao mês de outubro em prevenção ao câncer de mama

A solenidade de abertura da Campanha Outubro Rosa, promovida na noite da última sexta-feira, 04, pelo CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba revelou que a prevenção do câncer de mama é, sim, um problema de saúde pública que está na mira do poder público, bem como de organizações e entidades que prestigiaram o evento.
Segundo os oncologistas André Moraes, Fernando Medina e Mary da Silva Thereza, diretores do CECAN e anfitriões da noite, o câncer de mama continua no topo das estatísticas, como o tumor mais incidente entre as mulheres do Brasil, com a ocorrência de 73.610 novos casos registrados somente este ano. 20.470 deles apenas no estado de São Paulo. “Daí a necessidade de reforçarmos o discurso da prevenção no início de outubro”, justificaram.
Diante da importância da iniciativa, além do prefeito Luciano Almeida e representantes da secretaria municipal de saúde, a solenidade contou com a participação do vice-provedor da Santa Casa, João Orlando Pavão, que falou em nome do provedor Alexandre Valvano Neto; representantes do Rotary, Lions, DRS-Direção Regional de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Diocese de Piracicaba, Pastoral da Saúde, Central Reguladora de Vagas, Senac, Acipi, Instituto de Radiologia, Associação Viva a Vida, Instituto Delani Bigaton e Santa Casa Saúde Piracicaba.
Recepcionados pela direção da Unidade ao som dos músicos Michel de Paula e Mariela Micheletti, os convidados puderam acompanhar a apresentação o Grupo Amigas da Onça, corte do bolo da prevenção e atração musical com Eliane Vidal, participante do The Voice Brasil que se apresentou ao lado das filhas Sabrina Tobaldini e Samanta Kairalla.
Segundo a nutricionista Pedrita Morato Scarazatti Soave, da Comissão de Eventos do CECAN, ao logo do mês de outubro, médicos, funcionários, pacientes, acompanhantes e familiares poderão desfrutar de atividades especialmente preparadas para que o câncer de mama seja abordado em todos os seus aspectos.

“Teremos apresentação do coral Cocre, caminhada Outubro Rosa na área de lazer da Sta Casa, palestras diversas sobre o câncer de mama, lançamento de livro, micropigmentação de aréolas de seios e sobrancelhas com equipe Ana Savoy, quick massage, musicoterapia e dança, massagem facial, reflexologia nos pés e depoimentos de quem venceu o câncer”, disse a nutricionista Pedrita. Ela conta que a programação contará também com uma série de palestras gratuitas em escolas e empresas.