Cecan

Outubro Rosa proporciona sessão de relaxamento a pacientes do CECAN

Iniciativa integra programação organizada para estimular o conhecimento e a prevenção ao câncer de mama, tumor de maior incidência na população feminina

Na manhã da última sexta-feira, 25, a professora de dança Gabriella Ferrari conduziu sessão de relaxamento junto a acompanhantes, familiares e pacientes em tratamento no CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba. A proposta partiu da utilização de técnicas simples e apropriadas para melhorar o bem-estar geral do indivíduo, a partir do alívio de tensões físicas, mentais e emocionais em combate ao estresse.

“Tirar um período de relaxamento é fundamental para diminuir a ansiedade, aumentar o autocontrole e melhorar o estado energético do organismo”, disse Gabriella. Segundo ela, a técnica é capaz de reestabelecer o equilíbrio físico, mental, emocional e ainda retardar o envelhecimento.
Ela explica que, em estado normal, o estresse aumenta a tensão dos músculos e essa tensão alimenta as dores crônicas. Já o relaxamento reduz as tensões musculares e diminui os níveis de cortisol, fazendo com que o corpo fique mais leve e a sensação de bem-estar seja muito maior.

A dica da professora de dança para acalmar a mente agitada é utilizar algumas das várias técnicas de relaxamento, a exemplo da meditação, da yoga, da prática regular de atividade física, da manutenção de uma alimentação saudável e de várias outras atividades que proporcionem prazer.

“O relaxamento é a melhor forma de reduzir o estresse e a ansiedade, doenças crônicas que são consequências de rotinas aceleradas”, disse. Para ela, o relaxamento é remédio eficaz contra a fadiga, que atinge o corpo físico e emocional em decorrência de preocupações, conflitos e medos.
Ao agradecer a professora Gabriella Ferrari por aceitar o convite do CECAN, a nutricionista Pedrita Scarazatti Soave, da Comissão de Eventos do CECAN, lembrou que a programação elaborada para o Outubro Rosa prossegue no dia 28, às 10h, com apresentação do Coral Cocre; dia 30, às 9h e às 12h, massagem terapêutica nos pés, com Mirian Volpato; dia 30, às 11h, relato de mulheres que venceram o câncer de mama; no dia 31, às 11h, quiz multidisciplinar com a nutricionista Pedrita Soave, psicóloga Mariana Carlos, médica oncologista Mariana Eleutério e com a enfermeira Maria Eulália e, no encerramento, no dia 31, às 12h, agradecimentos da médica oncologista Mary da Silva Thereza, diretora do CECAN.
“Obrigada a todos pelo apoio e pela imprescindível presença na coordenação de ações tão importantes à saúde das nossas mulheres”, disse.