Cecan

Coral Cocre se apresenta a pacientes do CECAN

Segundo a regente Tânia Pacca, a força e a inspiração do canto coral transformam pessoas

O envolvimento e a energia compartilhada pelo grupo impactam a plateia

Foi emocionante a reação de familiares, acompanhantes e pacientes do CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba durante a apresentação que 40 integrantes do Coral Sicobre Cocre fizeram na manhã da última segunda-feira, 28, sob a regência de Tânia Pacca Perticarrari e acompanhamento da pianista Francine Regitano. “A força e a inspiração do canto coral transformam pessoas”, disse Tânia.

A apresentação integra a programação alusiva ao Outubro Rosa e , segundo a regente, tem o propósito de ser um canal de transformação humana. “Sem esse objetivo o trabalho se perde; então o foco é utilizar o canto coral como lugar de crescimento musical, de conhecimento e, sobretudo, de transformação humana”, disse.

Ela conta que a proposta de trabalhar questões humanas faz com que todos os exercícios do canto coral sejam direcionados de forma a trazer reflexões com base no entendimento de que o corpo todo canta. “A gente aquece as cordas vocais e revitaliza as articulações porque o corpo tem que ser flexível para cantar; e para viver no dia a dia”, disse a musicista, evidenciando que as dinâmicas proporcionam reflexões humanas para que as pessoas cresçam e se transformem. “Quisemos compartilhar essa possibilidade com os pacientes em tratamento no CECAN”, disse Tânia.

A regente revela que um dos momentos de maior emoção ocorre quando o público se envolve, sente, vibra e compartilha sentimentos. “Quando a gente verdadeiramente oferece o nosso melhor para o outro, o público sente e participa”, disse.