Cecan

Massagem facial aumenta a sensação de relaxamento em pacientes oncológicos

Técnica estimula o rejuvenescimento e saúde geral da pele, transformando-se em uma importante terapia complementar que pode trazer melhoria no bem-estar

Os pacientes oncológicos do CECAN-Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba puderam experimentar uma massagem facial relaxante, propiciada voluntariamente pela esteticista Isabela Scarazatti na manhã e tarde do último dia 16 de outubro, dentro da programação Outubro Rosa. “Nada melhor que um toque de empatia e carinho em prol da saúde física e mental das pessoas, principalmente aquelas em tratamento contra o câncer”, disse a esteticista.

Segundo ela, o intuito de trazer a massagem para os pacientes foi diminuir a ansiedade e mostrar a importância da técnica, que melhora a concentração, alivia o cansaço e traz uma sensação de paz, revigorando as forças para o andamento das atividades.

A esteticista ressalta que a técnica não é invasiva e parenta ter propriedades de rejuvenescimento facial, uma vez que a estimulação mecânica das zonas do rosto melhora a circulação sanguínea e a função vascular na pele. “Comece deslizando os dedos a partir do meio das sobrancelhas e desça pelas laterais do nariz. Em seguida, faça movimentos circulares na região das bochechas; Depois, massageie o queixo e movimente as mãos em direção às orelhas. Por fim, com as mãos espalmadas, faça movimentos circulares no rosto inteiro”, orienta.

Ela ressalta a importância dos cuidados com a pele durante o tratamento e a conscientização do autocuidado. “É muito importante fazer uso de hidratantes hipoalergênicos e um bom filtro solar”, orientou. Entretanto, com relação aos tratamentos com utilização de produtos químicos na pele durante o tratamento oncológico. “Tendo em vista que, durante a quimioterapia e a radioterapia, a pele já fica mais sensível, fazer esses procedimentos não é recomendado. Além de comprometerem a barreira natural de defesa da pele, eles ainda facilitam a entrada de microrganismos. Portanto, o ideal é esperar até que o tratamento se encerre”, orientou.