Cecan

CECAN encerra Outubro Rosa com quiz multidisciplinar

A oncologista Mary da Silva Thereza, diretora do CECAN, agradeceu a atuação de médicos e funcionários no ‘movimento rosa’ e enalteceu a participação de pacientes, familiares e acompanhantes

Pacientes, acompanhantes e familiares participaram ativamente do “quiz multidisciplinar” coordenado pela Comissão de Eventos do CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba  na manhã do último dia 31 de outubro, marcando o encerramento das atividades desenvolvidas durante todo o mês em alusão ao Outubro Rosa.

A nutricionista Pedrita Soave explica que o nome ‘quiz’ refere-se a um jogo de perguntas que tem como objetivo fazer uma avaliação dos conhecimentos sobre determinado assunto, por meio de perguntas respondidas com um sim ou não, ou com certo ou errado. “Neste tipo de atividade, podem participar grupos de muitas pessoas ou participantes individuais, que devem acertar a maior quantidade de respostas para ganhar”, explicou.

Segundo ela, com a participação da psicóloga Mariana Mantovani, da médica oncologista Mariana Eleutério e da enfermeira Maria Eulália, pacientes em tratamento puderam explorar aspectos relacionados à nutrição, psicologia, assistência e tratamento oncológico, elucidando dúvidas que podem otimizar o tratamento e fazer a diferença em suas vidas”, considerou.

Após o quis, a médica oncologista Mary da Silva Thereza, diretora do CECAN, agradeceu a atuação de médicos e funcionários no ‘movimento rosa’ e enalteceu a participação de pacientes, familiares e acompanhantes. “Toda essa grande e importantíssima movimentação ao longo deste Outubro Rosa, foi feita especialmente para os nossos pacientes e tudo isso só foi possível graças à essa equipe maravilhosa. Obrigada a todos, disse Mary Thereza.

A oncologista evidencia a importância da iniciativa, lembrando que o Outubro Rosa se tornou um movimento global de conscientização sobre o câncer de mama e a necessidade da detecção precoce da doença, a mais recorrente entre as mulheres brasileiras.

Segundo ela, ao longo deste mês, o CECAN organizou programação especial, com solenidade de abertura, apresentação de coral, caminhada Outubro Rosa, palestras diversas sobre o câncer de mama, lançamento de livro, micropigmentação de aréolas de seios e sobrancelhas, quick massage, musicoterapia e dança, massagem facial, reflexologia nos pés e depoimentos de quem venceu o câncer. 

“Também fomos a empresas e escolas, com apoio de médicos oncologistas do CECAN que, de forma voluntária, falaram presencialmente ou via online sobre prevenção do câncer, estimulando o conceito preventivo da doença”, finalizou, revelando que, agora, o foco se volta ao Novembro Azul em combate e prevenção ao câncer de próstata.