Cecan

Massagem relaxante pode auxiliar pacientes oncológicos

Iniciativa proporcionou momentos de acolhimento, tranquilidade e troca de energia

Segundo Mirian Volpato, a massagem relaxante nos deixa mais abertos e receptivos, mais calmos e menos ansiosos

Raquel Dias Avena, 41, foi uma das pacientes que aprovaram a massagem relaxante recebida nos pés pelas mãos habilidosas da massagista Mirian Volpato, na manhã e tarde do último dia 30, no CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba. A iniciativa integra a extensa programação organizada em alusão ao Outubro Rosa para mobilizar profissionais, pacientes, acompanhantes e familiares em torno de aspectos voltados à prevenção e ao conhecimento do câncer de mama.  “Esta foi a primeira vez que recebi este carinho e estou grata por isso; me fez muito bem”, disse Raquel.

Segundo Mirian Volpato, a proposta é de fato, utilizar a massagem terapêutica para proporcionar momentos de acolhimento, tranquilidade e troca de energia que enobrecem alma e ativam os bons sentimentos de quem recebe e de quem oferta a massagem. “Isso porque a técnica empregada na massagem nos deixa mais abertos e receptivos, mais calmos e menos ansiosos”, disse.

Ela lembra que a massagem terapêutica para pacientes oncológicos pode ser usada de forma eficaz como terapia complementar. “O toque da massagem é capaz de aliviar a tensão e a dor muscular, melhorar a circulação sanguínea e o sistema imunológico, ajudando na redução da dor, tensão e depressão, de forma a aumentar a qualidade de vida de quem enfrenta a doença”, disse Mirian.

Para ela, esta é uma forma de levar alívio e esperança para pacientes em tratamento. Ela alerta, porém, que apesar dos benefícios, nem todo paciente que enfrenta um câncer pode desfrutar de todos os tipos de massagem. “Por isso, sempre é recomendável seguir a orientação do oncologista”, realçou.