Para ampliar a abordagem referente ao câncer de próstata, suas implicações, diagnóstico, tratamento e prevenção, o CECAN-Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba promoveu mais uma série de ações direcionadas a familiares, acompanhantes e pacientes em tratamento.
Desta vez, as atividades foram desenvolvidas pela fisioterapeuta pélvica, Carla Campos, que falou sobre “Fisioterapia do assoalho pélvico”; e pela massagista terapêutica Mirian Volpato, que ofertou massagens nos pés dos pacientes.
Segundo Carla Campos, a fisioterapia, por meio de vários recursos, ajuda a tratar as disfunções sexuais em pacientes após o câncer, podendo melhorar a função sexual e do assoalho pélvico por atuar na normalização do tônus, otimização da vascularização local, dessensibilização, melhora da propriocepção e do desempenho muscular.
“O tratamento pode envolver exercícios específicos para fortalecer ou relaxar os músculos do assoalho pélvico, técnicas de biofeedback e massagens perineais, entre outras estratégias”, disse a fisioterapeuta, lembrando que a fisioterapia visa preservar e restaurar a integridade funcional dos órgãos, sistemas e articulações do paciente, além de prevenir distúrbios causados pelo tratamento da doença.
Ela esclarece que a fisioterapia pode ajudar no controle da continência urinária, na percepção corporal e, até mesmo, na vida sexual e na diminuição da fadiga para os pacientes que realizam radioterapia ou bloqueio hormonal.
A massagista Mirian Volpato, por sua vez, justifica as sessões de reflexologia aplicadas nos pés dos pacientes, revelando que a técnica consiste na aplicação de pressão em áreas específicas do corpo, como mãos e pés. “É uma técnica milenar em que cada parte dos pés ou mãos representa um órgão, uma região ou sistema do corpo humano, que periodicamente precisa ser reequilibrado.
“A proposta da reflexologia é restabelecer a harmonia física e emocional em apoio ao tratamento e prevenção de problemas de saúde, como o câncer, por exemplo”, disse Volpato. Ela conclui, ressaltando que isso acontece a partir dos estímulos realizados em terminações nervosas de pontos específicos dos pés e mãos.