Familiares, acompanhantes e pacientes em tratamento no CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba participaram ativamente do quiz multidisciplinar coordenado na manhã da última sexta-feira, 29, pela enfermeira Ana Lúcia, pela nutricionista Pedrita Soave e pela médica Mariana Hamra, para debater os principais mitos e verdades sobre o câncer de próstata.
O evento contou também com exposição e degustação de suplementos alimentares do Laboratório Vitafor.
Em meio a um clima informal e descontraído, a atividade se desenvolveu de forma a motivar os participantes a responderem 12 perguntas, indicando se a questão apresentada era “mito” ou “verdade”. Para as profissionais coordenadoras da ação, o quiz é uma proposta interativa que permite compartilhar informações relevantes de forma clara, precisa e direta e ainda gerar um ambiente de integração favorável ao aprendizado.
Elas contam que os participantes entenderem que é mito dizer que estar em sobrepeso ou obesidade não interfere na saúde do homem, nem na prevenção do câncer de próstata; também é um mito a premissa de que quem faz tratamento para câncer de próstata não pode fazer atividade física; assim como é mito dizer que o nível alto de PSA é sinônimo de câncer de próstata ou afirmar que todo câncer de próstata exige cirurgia.
Elas ressaltam que, ao contrário do exposto acima, para prevenir e tratar o câncer de próstata é preciso manter o peso e atividade física regular com orientação médica. Revelam que o PSA alto nem sempre está relacionado ao câncer de próstata e que nem todo tumor de próstata exige cirurgia, uma vez que, para tumores menos agressivos, a radioterapia pode ter vantagem em termos de eficácia sobre a cirurgia. “No entanto, em tumores mais agressivos, a cirurgia parece apresentar melhores índices de cura”, pontuam.
Como “verdades” em relação ao câncer de próstata, as profissionais lembraram que, além de uma alimentação balanceada, manter uma vida saudável, incluindo exercícios regulares e hidratação adequada, contribuem para prevenção do câncer de próstata.
Elas também explicaram que, a depender do estágio da doença, o câncer de próstata pode acometer outros órgãos; e que ter pai ou tio com essa neoplasia aumenta o risco para a sua ocorrência. Disseram que nutrientes como o licopeno em tomates, goiabas e melancias, são aliados na prevenção e saúde da próstata. Por isso, é preciso realizar os exames preventivos mesmo sem sintomas, pois a detecção precoce aumenta a chance de cura do câncer de próstata, que não é uma doença da terceira idade como muitos acreditam.
O médico oncologista André Moraes, diretor do CECAN, falou ao final das atividades, marcando o encerramento do Novembro Azul. “Foi um mês intenso, dedicado à prevenção do câncer de próstata, que é o segundo tumor mais incidente no homem brasileiro, perdendo apenas para o câncer de pele”, alertou.
Moraes agradeceu o empenho do time CECAN nas diversas ações desenvolvidas ao longo do último mês e lembrou que, ao multiplicar informações, cada indivíduo desenvolve um papel vigoroso no esforço conjunto de prevenir, tratar e curar o câncer de próstata. “Buscamos essa interação”, finalizou.