No Dia do Farmacêutico, 20 de janeiro, o CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba exalta a importância deste profissional, lembrando que o tratamento do câncer com quimioteraria ou hormonioterapia exige do farmacêutico fidelidade à prescrição feita pelo médico oncologista, porque é a ação medicamentosa no organismo de cada paciente que reduzirá ou eliminará o câncer. “Diante da importância desta atividade, a ação exige profissionais qualificados, com experiência em oncologia e pós-graduação na área”, disse a gestora administrativa do CECAN, Andréia Klefenz.
Ela conta que, na farmácia do CECAN, com apoio de uma auxiliar de farmácia, três farmacêuticas são responsáveis pelo preparo das mais de 40 quimioterapias ministradas diariamente na Unidade de Quimioterapia, onde 18 leitos são disponibilizados aos pacientes. Andréia aproveita para cumprimentar a equipe também pelo 25 de janeiro, Dia do Auxiliar de Farmácia, profissional que atua concedendo imprescindível apoio às farmacêuticas do setor.
Segundo a farmacêutica Valéria da Costa, coordenadora do Setor de Farmácia da unidade oncológica, o preparo dos medicamentos só tem início depois que a prescrição médica passa pela checagem do próprio médico, das supervisoras de enfermagem e das próprias farmacêuticas, para que a tripla checagem do processo ocorra, garantindo ao paciente as substâncias adequadas ao seu tratamento.
Segundo ela, como boa parte dos medicamentos contra o câncer é tóxica, sua manipulação atende ao protocolo definido pela RDC 220,21-09/2004, resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que estabelece o regulamento técnico de funcionamento dos serviços de terapia antineoplásica e exige o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) específicos para a atividade.
“A atuação do farmacêutico na área oncológica é muito precisa e específica, de forma que o CECAN dispõe de laboratório apropriado e equipado para manipulação dos quimioterápicos com acesso extremamente restrito”, disse Valéria, referindo-se à atuação deste profissional no processo de tratamento do câncer.