Cecan

Assistente Social tem papel fundamental no tratamento oncológico

Cabe a este profissional orientar pacientes e familiares para superação de todos os entraves burocráticos que possam surgir durante o tratamento

A assistente social Carina Vieira do Amaral revela que muitos pacientes não conhecem seus direitos

“Há uma dinâmica interdisciplinar para que todos os funcionários foquem nas dificuldades e na solução dos problemas apresentados pelo paciente logo no início do tratamento e durante todo o período em que ele permanece em atendimento”. Com esta frase, Carina Vieira do Amaral resume a importância do trabalho desenvolvido pelo Serviço Social do CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba, ressaltando a extrema importância deste profissional neste 15 de maio, Dia do Assistente Social.

“Nossa principal função é acolher e conceder apoio prático ao paciente e seus familiares para superação de todos os entraves burocráticos que possam ocorrer durante o tratamento”, disse Carina. Segundo ela, orientar pacientes e familiares sobre o tratamento, seus efeitos e recurso disponíveis, bem como auxiliar na identificação e acesso a recursos sociais, contribui para aliviar a insegurança que possa decorrer dos obstáculos e necessidades que surjam nesta fase.

Para isso, ela promove avaliação e triagem para levantamento de necessidade socioeconômica e atua em diversas frentes, ajudando a administrar necessidades, problemas e conflitos, garantindo, inclusive, que os direitos dos pacientes sejam preservados; seja para a liberação de exames, afastamento das atividades do trabalho, transferência para realização de exames em outras cidades e obtenção de suprimentos, como fraldas, bolsas e até medicamentos da farmácia de alto custo fornecidos pelo Governo do Estado.

“Também orientamos sobre os procedimentos exigidos pelo INSS e o resgate do FGTS do PIS, que são direitos dos pacientes com câncer”, disse Carina, revelando que a efetividade das ações se deve ao trabalho desenvolvido de forma integrada junto ao corpo clínico e às equipes de enfermagem, psicologia e transporte de ambulância.

Ela conta que os pacientes com câncer têm direitos que muitas vezes são desconhecidos por eles e por suas famílias. Como exemplo, ela cita o saque do FGTS e do PIS/PASEP, o auxílio-doença e até aposentadoria por invalidez, desde que a incapacidade para o trabalho seja considerada definitiva pela perícia médica do INSS.