A Câmara de Vereadores de Piracicaba aprovou por unanimidade o Voto de Júbilo e Congratulações proposto pelo vereador Renan Paes ao CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba, pela recente aquisição de um dos mais modernos equipamentos de radioterapia para tratamento do câncer disponíveis no Brasil: o acelerador linear da Elekta que, agora, permitirá oferecer radioterapia de intensidade modulada (IMRT), radioterapia guiada por imagem (IGRT) e radiocirurgia.
O Voto de Congratulações foi entregue pelo vereador na manhã desta terça-feira, 18, aos médicos Fernando Medina, diretor do Cecan que recebeu o parlamentar ao lado do vice-provedor da Santa Casa de Piracicaba, João Orlando Pavão, que representou o provedor Alexandre Valvano Neto; da gestora administrativa do Cecan, Andréia Klefenz; do coordenador da Unidade de Radioterapia, Fernando Klefenz; da física médica Júlia Horvath; do médico radioterapeuta Caio Marcelo Jorge e do assessor para assuntos institucionais da Santa Casa, Marcos Andrade, entre funcionários da unidade.
Segundo Renan Paes, a honraria foi concedida pela visão de futuro e iniciativa do CECAN de dotar Piracicaba e região das mais modernas técnicas de tratamento do paciente oncológico, ampliando a qualidade de vida e as chances de cura do câncer, uma das doenças que mais provocam óbitos no mundo”, justificou o vereador ao entregar os cumprimentos ao Cecan.
Em sua fala o vice-provedor João Orlando Pavão ressaltou que o CECAN foi um dos seis serviços nacionais escolhidos pelo governo federal para o lançamento oficial de programa de ampliação da radioterapia, uma parceria da União com estados e municípios para ampliar o acesso da população a consultas, exames e cirurgias e reduzir o tempo de espera no SUS- Sistema Único de Saúde. “O CECAN é referência regional em oncologia e atende a mais 1.200 novos pacientes todos os anos, 80% deles pelo SUS”, disse.
Pavão lembra que a entrega simbólica do equipamento foi feita na manhã do último dia 30 de maio, de forma remota de Brasília, pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, com a participação presencial do ministro do Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Márcio França; e do secretário adjunto de Atenção Especializada em Saúde do Ministério da Saúde, Nilton Pereira.
Ao agradecer a deferência, o oncologista Fernando Medina disse que, com a nova tecnologia, o paciente vai receber a quantidade exata de radiação de que precisa, apenas na área afetada pelo câncer, sem comprometer outros órgãos. Ele explica que a alta velocidade de movimento e abertura do equipamento permitem tratamentos mais rápidos e adaptáveis, reduzindo em 30% o tempo de exposição e aumentando a eficiência do tratamento, que pode ser hipofracionado de 36 aplicações para apenas 15.
Para ele, a instalação de equipamentos de radioterapia de última geração aumenta a capacidade de atendimento e permite tratamentos mais complexos, com menos efeitos colaterais. “Saímos de 100 pacientes/dia para 200 pacientes tratados diariamente com sessões de radioterapia”, disse Medina, lembrando que o CECAN registra a entrada de 1.200 todos pacientes todos os anos, 80% deles pelo SUS-Sistema Único de Saúde.