Cecan

Prefeitura apoia Sábado Sem Câncer de Pulmão no Cecan

“Secretaria da Saúde vai mobilizar toda estrutura possível para apoiar este grande movimento preventivo”, disse o secretário Sérgio Pacheco Júnior

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

A Campanha Sábado Sem Câncer de Pulmão que o CECAN – Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba realizará com atendimento gratuito à população, no próximo dia 02 de agosto, das 9h às 16h, ganhou mais um parceiro de peso: a secretaria municipal de Saúde. “Vamos mobilizar toda estrutura possível para apoiar este grande movimento preventivo”, disse o secretário Sérgio Pacheco Júnior, que recebeu o oncologista Fernando Medina e a gestora administrativa do CECAN, Andréia Klefenz, na tarde de ontem, 15, para oficializar o apoio da Prefeitura.

Ao justificar a parceria, Pacheco lembrou que a prevenção e o tratamento precoce são indispensáveis para que as pessoas mais sujeitas a este tipo de câncer tenham a possibilidade de receber essa oferta de serviço o quanto antes, minimizando danos à sua vida e à vida dos amigos e familiares que possam vir a perde-las para o câncer.

Ao agradecer a Prefeitura, Fernando Medina ressaltou o apoio que as campanhas preventivas do CECAN sempre receberam do poder público. Ele revelou que, apesar de existir desde 1997, esta é a primeira vez que o Sábado Sem Câncer se propõe a prevenir e tratar o câncer de pulmão. “Este é um tumor de difícil abordagem junto à comunidade, pois o diagnóstico é sempre tardio”, alertou o oncologista. Segundo ele, devido a este fator, a Campanha irá também para as escolas e empresas, em busca de um melhor diagnóstico precoce. “Só com a prevenção e o diagnóstico precoce vamos reduzir a incidência desta doença”, afirmou. 

O atendimento ao público se dará mediante ordem de chegada e os participantes devem apresentar documento pessoal e comprovante de residência para que possam, então, passar pela equipe de médicos oncologistas, pneumologistas, radiologistas, enfermeiros, psicólogos e voluntários. Serão eles os responsáveis por promover anamnese e ausculta pulmonar, tomografia computadorizada de pulmão para fumantes de alto risco, tratamento gratuito para câncer de pulmão, distribuição de folders educativos e encaminhamento para tratamento do tabagismo, um dos principais fatores de risco para o câncer de pulmão.

Segundo Fernando Medina, a ideia é que a iniciativa atraia, sobretudo, fumantes, ex-fumantes e pessoas expostas a fatores de risco, como poluição ou histórico familiar da doença, tendo-se em vista que a incidência do câncer de pulmão tem evoluído rapidamente, mesmo diante dos significativos avanços em diagnóstico e tratamento.