26 de julho é dia de homenagear aquelas que, segundo a gestora administrativa do CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba, Andréia Klefenz, “acolhem com o coração”: as secretárias recepcionistas.
Andréia conta que elas estão na linha de frente das recepções das unidades que compõem o centro oncológico, onde atuam de forma a ir além de conceder o primeiro sorriso do dia ao paciente em tratamento. “Elas, muitas vezes, promovem também a escuta, sendo fonte de empatia, organização e força”, disse a gestora.
Segundo ela, as secretárias recepcionistas tem papel imprescindível e estratégico no acolhimento do paciente assim que ele chega na clínica, ajudando a deixar o ambiente mais leve, mesmo em dias difíceis. “Elas cuidam logo de verificar as necessidades do paciente dando, assim, início à uma jornada que, muitas vezes, têm a ansiedade e o estresse aliviados por palavras gentis.
Com esta prerrogativa, no CECAN, as secretárias recepcionistas realizam atendimento aos pacientes e familiares, agendamento e orientação sobre procedimentos, apoio à equipe assistencial e administrativa, bem como organização e controle de fluxos internos.
“Com habilidades desenvolvidas com base na paciência, sensibilidade, comunicação, agilidade, atenção aos detalhes e, acima de tudo, humanidade, elas são a ponte entre o cuidado técnico e o cuidado emocional; pois são orientadas a entender que ali há vidas, histórias e esperança”, finalizou a gestora Andréia Klefenz.