Com o compromisso renovado de promover a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, o CECAN – Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba, realizou na noite de 26 de setembro a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa 2025.
A cerimônia aconteceu na recepção da Unidade Oncológica, que há 32 anos participa do movimento global Outubro Rosa, reforçando a importância de ações educativas, acolhimento humanizado e acesso ao tratamento oncológico de qualidade. A solenidade marcou também o início de um mês inteiro de atividades voltadas à saúde da mulher.
O evento, organizado com apoio irrestrito dos diretores da unidade – os oncologistas Dr. André Moraes, Dr. Fernando Medina e Dra. Mary da Silva Thereza – concedeu as boas-vindas aos convidados e destacou a relevância da campanha como instrumento de conscientização social.
Estiveram presentes o provedor da Santa Casa, Alexandre Valvano Neto; o vice-provedor, João Orlando Pavão; a administradora Vanda Petean; o diretor clínico André Gervatoski; o coordenador das UTIs, Rafael Tineli; o gestor da operadora Santa Casa Saúde, Othoniel Cavion; e a gestora administrativa do CECAN, Andréia Klefenz.
Juntos, eles recepcionaram importantes autoridades e parceiros da Santa Casa, como o diretor da DRS-X, Moisés Taglieta; o coordenador diocesano Leandro Razera; os vereadores André Bandeira e Rai de Almeida; além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Segurança, Trânsito e Transporte, Sindhosfil, Rádio Educativa FM, Capelania Hospitalar Espírita e da Loja Maçônica São João.
Parceiros do CECAN também marcaram presença, como a micropigmentadora Ana Savoy e seu esposo Rafael Savoy, além de representantes da sociedade civil, colaboradores da Santa Casa e profissionais de saúde.
Em sua fala, o oncologista Dr. Fernando Medina apresentou a programação do Outubro Rosa 2025, que inclui campanhas educativas com pacientes, palestras em empresas e instituições, micropigmentação com Ana Savoy, massagem relaxante e alongamento, corte de cabelo, esmaltação e maquiagem com Ronaldo Cabeleireiro, quiz multidisciplinar, degustações, distribuição de livros e a tradicional Caminhada da Prevenção, além da iluminação dos prédios de rosa durante o mês de outubro, simbolizando a luta contra o câncer de mama.
Durante a solenidade, os diretores do CECAN receberam das mãos do vereador André Bandeira Votos de Congratulações da Câmara Municipal de Piracicaba, em reconhecimento ao trabalho prestado pela unidade à saúde pública da região.
O encerramento institucional foi feito pelo provedor Alexandre Valvano Neto, que destacou o papel essencial da prevenção e agradeceu à equipe da Santa Casa e do CECAN pelo comprometimento com a vida e com o acolhimento humanizado.
A noite também foi marcada por momentos de emoção e leveza. O grupo Amigas da Onça, formado por mulheres que tratam ou já trataram o câncer de mama, apresentou uma paródia da música “Te esperando na janela”, de Gilberto Gil, com letras adaptadas para alertar sobre a importância do autoexame, do acolhimento e do projeto Mama Amiga.
O evento foi encerrado com a brilhante apresentação musical de Júlia Simões e André Grela, em um momento de celebração, afeto e esperança.