A massagista terapêutica Mirian Volpato deu continuidade à programação especial do CECAN – Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba – para o Outubro Rosa, oferecendo sessões de massagem relaxante que proporcionam acolhimento, tranquilidade e troca positiva de energia aos pacientes.
Na manhã do último dia 15, pacientes receberam a massagem nos pés, com as mãos habilidosas de Mirian, uma iniciativa que faz parte do amplo calendário de atividades que visa mobilizar profissionais, pacientes, acompanhantes e familiares para a prevenção, o diagnóstico precoce e o conhecimento sobre o câncer de mama.
De acordo com Mirian Volpato, a massagem terapêutica vai além do relaxamento: “Essa técnica ajuda a deixar a mente mais aberta, o corpo mais calmo e reduz a ansiedade. Proporcionar esse momento de cuidado é uma forma de fortalecer tanto quem recebe quanto quem oferece a massagem”.
Mirian destaca que a massagem pode ser uma valiosa terapia complementar para pacientes oncológicos. “O toque terapêutico alivia tensões e dores musculares, melhora a circulação sanguínea e estimula o sistema imunológico, contribuindo para a redução da dor, da tensão e da depressão. Tudo isso ajuda a melhorar significativamente a qualidade de vida de quem enfrenta o câncer”, explica.
Porém, a massagista reforça que, apesar dos benefícios, nem todos os tipos de massagem são indicados para todos os pacientes oncológicos. “É fundamental que cada pessoa consulte seu oncologista para garantir que a massagem seja segura e adequada ao seu caso específico”, alerta.
Assim, a ação realizada no CECAN reafirma o compromisso de levar alívio, esperança e bem-estar a quem luta contra o câncer, por meio de práticas integrativas que complementam o tratamento médico.