A edição mais recente do Sábado Sem Câncer de Próstata foi marcada por grande adesão e forte impacto social. A ação, promovida pelo CECAN – Centro de Câncer da Santa Casa de Piracicaba, atendeu 342 homens gratuitamente ao longo do último dia 15 de novembro, reforçando a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, especialmente entre pacientes do SUS, que representaram 93% do público.
Cerca de 300 quilos de alimentos não perecíveis foram arrecadados durante o mutirão e entregues ao Padre Rodrigo Simões Anholeto, coordenador diocesano de Pastoral. Ele destacou a alegria da Diocese em participar dessa iniciativa desde que o oncologista Fernando Medina, diretor do CECAN e coordenador da campanha, procurou o bispo Dom Devair de Araújo da Fonseca para comunicar que as doações seriam destinadas aos programas sociais da instituição. O sacerdote afirmou ainda que os alimentos serão direcionados ao CCI – Centro de Convivência Infantil do Novo Horizonte e à Aliança da Misericórdia, que oferece assistência a idosos.
Com atendimento das 8h às 16h, o mutirão contou com mais de 50 profissionais dedicados a agilizar o fluxo e acolher os participantes. A maioria dos homens atendidos tinha entre 50 e 70 anos, com idade mediana de 61 anos, e parte significativa apresentava baixa escolaridade ou histórico familiar da doença. Embora muitos já tivessem realizado exames anteriormente, aproveitaram a ação para atualizar o rastreamento. Ao todo, 15% tiveram achados suspeitos no toque retal e foram encaminhados para exames complementares. Não houve urgências médicas, e todos receberam orientações de prevenção.
Fernando Medina ressaltou a união entre cuidado com a saúde e solidariedade, enquanto Dom Devair agradeceu a iniciativa e destacou a importância das doações para os programas sociais da Diocese. A ação contou com apoio do Laboratório Dasa, Santa Casa Saúde Piracicaba, Secretaria Municipal de Saúde e DRS X.