Cecan

Sou portador de câncer; o que preciso saber sobre as vacinas COVID-19?

A primeira vacina COVID-19 a receber autorização de uso de emergência nos Estados Unidos foi a vacina Pfizer BioNTech COVID-19. A segunda, foi a vacina Moderna COVID-19. Embora não sejam aprovações oficiais do FDA (Food and Drug Administration), a autorização permite o uso dessas vacinas no país.

A vacina Pfizer BioNTech é para uso em pessoas com 16 anos de idade ou mais e é administrada em 2 doses, com intervalo de 3 semanas. A vacina Moderna é para uso em pessoas com 18 anos de idade ou mais e é administrada em 2 doses, com 1 mês de intervalo.

Os efeitos colaterais mais comuns esperados das vacinas incluem dor no local da injeção, cansaço, dor muscular, dor de cabeça, calafrios, dor nas articulações e febre; que desaparecerem em alguns dias.

Ambas as doses da vacina COVID-19, independentemente do fabricante da vacina, são recomendadas. Uma dose não é suficiente. Além disso, você deverá receber as duas doses da mesma vacina.

É importante observar que essas vacinas COVID-19 disponíveis são consideradas eficazes contra a variante mais nova e contagiosa do vírus, que foi identificada no final de 2020.

O CDC recomendou que as vacinas sejam distribuídas primeiro para trabalhadores de saúde e residentes de instituições de longa permanência (ou seja, lares de idosos), seguido por trabalhadores essenciais, pessoas com mais de 65 anos e pessoas com idades entre 16 e 74 anos com condições médicas subjacentes; à medida que mais doses estiverem disponíveis.

Os estudos da vacina COVID-19 incluíram pessoas com condições médicas, como doença pulmonar crônica, diabetes e obesidade, mas não incluíram pessoas com câncer ou recebendo tratamento para o câncer. Isso significa que a segurança e a eficácia da vacina em pessoas com câncer ou em tratamento contra o câncer são desconhecidas no momento.

Apesar da falta de informações sobre a segurança das vacinas COVID-19 em pessoas com câncer, muitas vacinas são recomendadas para pessoas com câncer, incluindo a vacina contra pneumonia pneumocócica e a vacina contra gripe.

Algumas vacinas podem ser recebidas durante o tratamento do câncer, quando o sistema imunológico está fraco, mas algumas vacinas, como vacinas de vírus vivo, não devem ser administradas durante o tratamento do câncer.

A vacina COVID-19 não é uma vacina de vírus vivo e os especialistas concordam que ela pode ser recomendada para pessoas com câncer, sobreviventes do câncer e aqueles atualmente em tratamento de câncer, incluindo quimioterapia e imunoterapia.

As únicas pessoas que não devem receber a vacina são aquelas que podem ter uma reação prejudicial, como anafilaxia, a um componente específico da vacina.

Converse com seu médico para saber se a vacina COVID-19 é recomendada para você, com base em seu histórico médico.

E lembre-se; mesmo depois de vacinado, você ainda deve seguir as mesmas precauções contra COVID-19, incluindo o uso de máscaras e o distanciamento social; pois o vírus permanecerá na comunidade até que a maioria das pessoas seja vacinada e os cuidados essenciais evitam a disseminação contínua do vírus.

Seja consciente. Faça a sua parte!