Cecan

CECAN receberá moderno equipamento de radioterapia

O acelerador linear será instalado no CECAN, aprimorando o processo de tratamento do câncer

O provedor João Orlando Pavão; o coordenador geral de Equipamentos e Materiais de Uso em Saúde do Ministério, Thiago Rodrigues Santos; o oncologista Fernando Medina e o coordenador geral de Atenção Especializada, Sandro Martins

A estrutura extremamente moderna e resolutiva da Unidade de Oncologia/ CECAN da Santa Casa de Piracicaba fez com que o serviço fosse incluído no plano estratégico traçado pelo Ministério da Saúde para promover a expansão da radioterapia no Brasil. “140 novos e modernos equipamentos estão sendo instalados no país; um deles no Cecan da Santa Casa”, disse o provedor João Orlando Pavão, que enalteceu o empenho do prefeito Barjas Negri neste processo.

Pavão, que esteve em Brasília no último dia 2, ao lado do oncologista Fernando Medina, para assinatura do Termo de Compromisso com o Ministério da Saúde, revela que algumas instituições foram excluídas do programa por não apresentarem viabilidade técnica para instalação do equipamento, um acelerador linear de altíssima tecnologia desenvolvido para emitir a radiação utilizada em diversos tratamentos contra o câncer por meio da radioterapia.

Segundo Pavão, o Ministério está investindo cerca de R$500 milhões para aquisição dos aparelhos, que permitirão levar assistência a mais de 70 milhões de pessoas, garantindo um atendimento mais próximo da população.  “Alguns hospitais receberão recursos para construção do espaço e aquisição do equipamento; outros, a exemplo da Santa Casa de Piracicaba, que já dispõem da estrutura especial necessária, receberão apenas o equipamento. “Como o Cecan já dispõe de um acelerador linear, o equipamento que virá do Ministério ampliará o arsenal tecnológico da Unidade, que passará a dispor de dois modernos equipamentos em atendimento à demanda de Piracicaba e região”, explicou. 

O médico Fernando Medina, diretor do CECAN, observa a crescente demanda por radioterapia no país. “Em 2010, foram realizados 8,3 milhões de procedimentos de radioterapia; em 2016, foram 10,45 milhões, um aumento de 25,9%”, disse, apontando a baixa de oferta de radioterapia no Brasil e os milhares de pacientes que aguardem por tratamento.

O coordenador-geral do Departamento de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas do Ministério da Saúde (DAET/MS), Sandro José Martins, garante que, com a conclusão do plano de expansão da radioterapia, prevista para o final de 2018, os brasileiros terão suas necessidades atendidas em até 60 dias.

O secretário de Saúde de Piracicaba, Pedro Mello, por sua vez, revela que a conquista atende à filosofia do governo municipal, que tem trabalhado em parceria com os hospitais conveniados ao SUS a fim de mantê-los como referência em atendimento de média e alta complexidades. “A nova tecnologia traz maior resolutividade ao tratamento do câncer”, disse Pedro Mello, exaltando o compromisso do prefeito Barjas de contribuir para que o Cecan se mantenha na vanguarda em saúde.

O vice-provedor da Santa Casa, Alexandre Valvano Neto, o prefeito Barjas Negri e o provedor João Orlando Pavão
Mesa diretora em visita ao Cecan