Cecan

Cecan promove exames gratuitos de câncer de pulmão neste sábado

Mais de 50 profissionais vão atender gratuitamente a população com foco em prevenção, diagnóstico precoce e tratamento

Parte da equipe médica do Cecan atuará na Campanha em estímulo, sobretudo,  à prevenção

O Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba (CECAN) realiza neste sábado, 2 de agosto, mais uma edição da campanha “Sábado Sem Câncer”, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de pulmão. A ação acontece das 9h às 16h, por ordem de chegada, na unidade oncológica anexa à Santa Casa (Av. Independência, 953). É necessário apresentar documento de identidade e comprovante de residência.

Com o apoio da Prefeitura Municipal e do Departamento Regional de Saúde, a campanha contará com mais de 50 profissionais da saúde, entre oncologistas, radiologistas, pneumologistas, psicólogos, enfermeiros e voluntários. A ação é especialmente voltada a fumantes, ex-fumantes e pessoas com histórico familiar da doença ou exposição a poluentes ambientais.

A programação inclui anamnese clínica, ausculta pulmonar, tomografia de tórax (para fumantes de alto risco), distribuição de materiais educativos e encaminhamento para tratamento gratuito em caso de detecção da doença. Também serão oferecidos atendimentos voltados à cessação do tabagismo, com suporte psicológico e médico.

A incidência do câncer de pulmão é uma das mais altas entre os tipos de câncer em todo o mundo, sendo também uma das principais causas de morte por câncer tanto em homens quanto em mulheres. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados, em média, 2,2 milhões de novos casos por ano no mundo, com 1,8 milhão de mortes anuais.

No Brasil, as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para o triênio 2023-2025 indicam a ocorrência de cerca de 31.270 novos casos por ano, sendo 18.020 em homens e 13.250 em mulheres. “É a maior causa de mortes por câncer no país, com aproximadamente 30 mil óbitos por ano”, destaca o oncologista Fernando Medina, diretor do CECAN.

Segundo Medina, apesar das estatísticas alarmantes, o diagnóstico precoce pode aumentar significativamente as chances de cura. “Infelizmente, a maioria dos casos ainda é identificada em estágios avançados, quando o tratamento se torna mais difícil e as chances de sobrevida são menores. A informação e o acesso ao diagnóstico precoce salvam vidas; por isso, queremos facilitar esse cuidado para quem mais precisa”, finaliza o médico.