A médica oncologista Ana Lúcia Leistner deu início, na manhã do último dia 16, a uma série de palestras voltadas a pacientes em tratamento no CECAN – Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba. A iniciativa integra a programação especial do Outubro Rosa, campanha mundial que visa aumentar a conscientização sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama.
A programação do mês foi inaugurada oficialmente no dia 26 de setembro, em cerimônia que contou com a presença de autoridades locais, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura do câncer. Durante sua palestra, intitulada “Aspectos Preventivos do Câncer”, Dra. Ana Lúcia destacou que a prevenção é uma das principais armas no combate à doença.
“A conscientização é fundamental para que a população compreenda que, apesar do câncer poder atingir qualquer pessoa, existem formas de reduzir os riscos e detectar precocemente a doença, aumentando muito as chances de sucesso no tratamento”, ressaltou a oncologista.
Entre os fatores que influenciam no surgimento do câncer, Ana Lúcia explicou que alguns são modificáveis, enquanto outros não. Dentre os fatores que podem ser controlados, ela citou hábitos como tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo e alimentação inadequada.
Tabagismo
O cigarro é um dos principais fatores de risco não só para o câncer de mama, mas para diversos outros tipos de tumor. Além do fumante, o chamado fumo passivo, quando a pessoa inala a fumaça de outras pessoas, também é prejudicial e deve ser evitado.
Álcool
O consumo de álcool torna os tecidos do corpo mais suscetíveis ao desenvolvimento de tumores. Conforme a Organização Mundial da Saúde, não existe uma dose segura de álcool, por isso, seu uso deve ser evitado ou moderado ao máximo.
Atividade física
Praticar exercícios regularmente traz benefícios importantes para a saúde, como o equilíbrio hormonal, o fortalecimento do sistema imunológico e o controle do peso corporal, todos fatores que colaboram para a prevenção do câncer.
Dieta saudável
Manter uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes e proteínas de qualidade, é fundamental para a saúde e para reduzir o risco de câncer. É recomendado evitar alimentos ultraprocessados, como embutidos, enlatados e outros produtos industrializados.
Com essas orientações, a campanha do Outubro Rosa no CECAN reforça a importância de um estilo de vida saudável e da prevenção para vencer o câncer.