Cecan

Pacientes cantam, dançam e se emocionam durante homenagem à mulher

Integração e muita alegria marcaram a manhã de pacientes, familiares, acompanhantes, médicos, funcionários e dirigentes do CECAN (Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba), durante as ações promovidas nesta sexta-feira, 06, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, reverenciado em 08 de março.

O atendimento prosseguiu em meio a um café da manhã especial, com sessão de fotos, música ao vivo, maquiagem e muita informação, proporcionando ao paciente oncológico, sobretudo às mulheres, um ambiente mais agradável, leve e descontraído.

Tudo com o apoio voluntário concedido pela dupla Karlos e Malu, pela fotógrafa Mara Santos e pela equipe Mary Kay.

 

Para o oncologista Fernando Medina, diretor da Unidade que falou aos presentes sobre a importância da prevenção no combate ao câncer, o Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade de fazer com que a saúde da mulher faça parte de um debate que interessa a todos.

Segundo o provedor da Santa Casa de Piracicaba, João Orlando Pavão, a atuação do CECAN tem sido fundamental ao tratamento, prevenção e cura do câncer em Piracicaba e região. “O CECAN traz a marca da prevenção por meio das campanhas gratuitas que tem direcionado à população, ampliando o acesso à exames que ajudam a identificar o câncer mais precocemente, quando são maiores as chances de cura”, observou.

 
 

Pacientes aprovam a iniciativa

A professora Angelita Aparecida de Freitas, 39, paciente do CECAN desde 2017, aprovou a iniciativa. Ela integra o Grupo das Onças, empenhado em ampliar a prevenção ao câncer, e acredita que este tipo de atividade ajuda a desmistificar a doença. “Todo mundo interagiu e eu acabei encontrando amigas antigas no CECAN; foi emocionante”, contou.

Foi dela a ideia de construir o laço da prevenção com CDs recicláveis que traziam as fotos de médicas e funcionárias do CECAN. “Foi uma forma de demonstrar todo nosso carinho e reconhecimento à dedicação e empenho dessas mulheres extraordinárias”, disse.

Quem também “adorou” a proposta foi a secretária Eunice Gueder Lima Ribeiro, de 44 anos. Ela é paciente desde janeiro de 2019 e disse que se sentiu ótima com as fotos e as makes. O que mais a marcou, entretanto, foi a possibilidade de contato com pacientes que estavam iniciando o tratamento. “Percebi que ao me aproximar e contar um pouco da minha história, elas se sentiam mais aliviadas. Foi assim comigo também”, revelou.

. Foi especificamente para participar do evento. “Não estava. Quando a gente vai no Cecan, levanta o astral da gente. Ali todo mundo é igual e a gente se sente acolhido, tidos passando pelas mesmas ansiedades agente se abraça es ente o calor humano mais h[gostoso. Adorei hoje, achei que fosse ficar quietas. Ela

A artesã Valéria Lize Baltakis, 52, é paciente do CECAN desde 2007 e foi ao evento especialmente para prestigiar as atividades. “Não estava em tratamento naquele dia, mas fiz questão de comparecer porque os eventos do CECAN deixam a gente pra cima”, disse.

Ela dançou, cantou, tirou fotos e passou pela sessão de maquiagem. “Fiquei mais bonita e entusiasmada por sentir e querer transmitir ao próximo todo o acolhimento, confiança e carinho que a gente recebe da equipe CECAN”, disse